centro cultural dos correios

São Paulo | 1997 - 1998
Projeto de Una Arquitetos
sócia diretora

Com meus sócios do escritório Una Arquitetos, vencemos em 1997 o concurso para o Centro Cultural dos Correios em São Paulo, do qual participaram 149 equipes. O edifício havia sido construído em 1930 para abrigar a principal agência de correios da cidade, no Vale do Anhangabaú, mas estava subutilizado. O concurso previa a conversão de seus 18.800m2 num centro cultural contendo salas de exposição, dois cinemas, teatro com 430 lugares, livraria, centro de convenções, restaurante, café, museu dos correios e ainda uma grande agência postal e outra filatélica.

O escritório foi contratado não apenas para desenvolver o projeto arquitetônico, mas também para gerenciar todos os projetos complementares envolvidos, como estruturas, instalações, climatização, luminotécnica, acústica, cenotecnia, restauro e cozinhas industriais. As obras foram parcialmente executadas, e funcionam hoje no edifício apenas a agência postal e um pequeno programa de exposições.

O projeto do teatro, desenhado em parceria com o cenotécnico J. C. Serrone, recebeu a “Medalha de Ouro” na IX Quadrienal de Cenotécnica, Figurino e Arquitetura Teatral de Praga em 1999, na categoria “Arquitetura Teatral”.

contato